Os benefícios do RETINOL que ninguém conhecia

Os benefícios do RETINOL que ninguém conhecia


Retinol será seu novo melhor amigo quando se trata de cuidados com a pele.

Neste momento, você deve estar se perguntando: O que é retinol? Assim como o Aloe Vera, o retinol é importantíssimo para cuidar da pele e tem uma tendência a aparecer em várias fórmulas – desde cremes para acne até cremes anti-idade.

Mas nem sempre fica claro quando você deve usar o retinol ou o que ele pode fazer para melhorar a pele. Pedimos a Dra. Jennifer Linder, dermatologista e cirurgiã de câncer de pele de Mohs, para explicar sobre esse ingrediente de cuidados com a pele de uso múltiplo.

O que é Retinol?


O retinol é simplesmente outro nome para a vitamina A. É um tipo de retinóide, família de compostos químicos relacionados à vitamina A. Além de ser um tratamento eficaz para a acne, o retinol é famoso por suas propriedades antienvelhecimento, surgindo em uma série de produtos anti-rugas e clareadores de pele para todas as faixas de idade.

O que isso faz?


Quando o retinol entra em contato com a pele, as enzimas do corpo convertem o retinol em ácido retinóico, a forma ativa da vitamina, segundo o Dra. Linder. Essa é a combinação especial que funciona nas células da pele de várias maneiras úteis.

Ou seja, o ácido retinóico trabalha para aumentar a renovação celular, estimular a produção de colágeno e elastina, enfraquecer a hiperpigmentação e ajudar a pele a permanecer hidratada, brilhante e sem irritação.

O retinol pode tratar e prevenir tudo, desde acne às rugas induzidas pelo sol e manchas escuras.

Para quais tipos de pele o Retinol é indicado?


O ácido retinóico puro aplicado diretamente na pele, por exemplo, pode causar irritação. Se você tem pele sensível, o retinol é uma alternativa mais suave, mas igualmente eficaz. “Ao usar o retinol puro, você reduz os casos de irritação e ainda obtém os benefícios do ácido retinóico”, explica o Dra. Linder.

Encontrar uma fórmula que seja gentil versus eficaz é a chave:
A linha de produtos Vivah Cosméticos, por exemplo, é projetada para minimizar a irritação com uma forma supergentil de retinol combinada com ácido hialurônico, Argatensyl, Aloe Vera e Green tea.

Esse produto é o Vivah Retinol, um sérum facial antienvelhecimento.

Pode um produto de retinol fazer dupla função contra acne e rugas?


Independentemente da razão para usar um retinol, todos os benefícios serão aparentes“, diz Linder. Você pode perceber alguns dos benefícios de combate a rugas de um produto projetado para tratar a acne e vice-versa.

Mas tome nota: Você não vai ver tanto quanto se usar um produto específico para cada coisa. “Estes medicamentos são muitas vezes apenas comercializados e aprovados para o tratamento de certas condições, por isso o uso de outras condições seria considerado fora da rotulagem“, diz o Dra. Linder.


(Mas é bom saber que o uso regular de um sérum anti-idade – como o já mencionado Vivah Retinol – poderia ajudar a tratar a acne.)

Há algum efeito colateral?


O Retinol já percorreu um longo caminho, e há muitas opções por aí que não vão incomodar sua pele.

No entanto, qualquer produto retinol tornará a pele mais sensível à exposição aos raios UV. Quando você está tratando a pele com retinol, sempre siga com protetor solar com FPS 30 ou superior.

E certifique-se de que quaisquer produtos de retinol aplicados durante o dia sejam adequados para uso diurno.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *